• Facebook
  • E-mail Contato
Posted by Jason - - 2 comentários

Alguns dias atrás encontrei no Google uma matéria (e tambem o sonho de muita gente) que me chamou muito a atenção e é claro que um certo furor de pegar o carro e se mandar na estrada...

A historia é sobre quatro pessoas e a idéia, ou melhor... o objetivo de se aventurar em uma expedição a bordo de uma Kombi, e com  sede de partida na cidade de São Jorge D'Oeste no sudoeste do Paraná (176 Km de Cascavel) com destino à cidade argentina de Ushuaia ou também chama de o "Fim del mundo"...






Previa da aventura:

A expedição "KOMBINANDO AVENTURA" que terá como destino a cidade argentina de Ushuaia ou o "Fim del mundo" faz os últimos ajustes da viagem que terá cerca de trinta dias de muita aventura, brigas entre os familiares, boas fotos e paisagens belíssimas.

Uma Kombi, um colchão, uma barraca, dois sacos de dormir, um colchonete, pouca comida, pouco dinheiro, e a vontade de seguir em frente.

A viagem teve inicio na madrugada do dia 04 de Janeiro de 2010, saindo da cidade de São Jorge D'Oeste - Paraná. Quatro pessoas Lorimar Gaio, Marinês Gaio, Daniel Gaio e Cleber Facchi se aventuraram pelas terras geladas (ou não) do Sul do mundo.




Pela manhã, Santa Catarina já havia ficado para trás, adentrando as terras gaúchas. Um almoço rápido na cidade de Cruz Alta, com sua arquitetura arcaica e algumas construções que beiram o completo abandono.


Quem pretende realizar o mesmo percurso é bom estar preparado e com o tanque de combustível cheio. De Santa Maria até Santana do Livramento, nenhum posto de combustível foi avistado, isso em um trajeto de mais de 250 quilômetros.

Como parada final na jornada diária, uma noite em Santana do Livramento e um rápido passeio pela cidade de Rivera já no lado uruguaio. Ambas as cidades podem ser atravessadas a pé e contam com uma zona franca, perfeito para os consumidores mais desesperados.

Saindo de Rivera, cidade que faz divisa com o Brasil, o asfalto encontrado era de perfeitas condições, soma-se a isso, o carisma e bom atendimento do povo uruguaio.
 






O almoço foi na cidade de Paso del Toro, uma pequena cidade rodeada de vários rios
Outro fato curioso são os carros encontrados por lá. A maioria são modelos muito antigos, peças que seriam encontradas somente em museus automobilísticos. Os poucos veículos "modernos" que foram encontrados eram pertencentes a turistas, na sua maioria argentinos e pouquíssimos brasileiros.



A última parada pelo Uruguay é na cidade de Colonia Sacramento, onde em poucas horas se navega de balsa até o país vizinho, a Argentina. O trajeto que se passa no Rio de la Plata com tempo estimado de três horas de duração.

Após a travessia pelo Rio da Plata com saída da cidade Colonia Sacramento no Uruguai e chegada na capital da Argentina Buenos Aires e partindo rumo à cidade de Mar Del Plata.


Seguindo viagem, acompanhados pelos (monótonos) pampas argentinos



Até a chegada na cidade litorânea de Mar Del Plata, com uma praia belíssima (apesar do clima frio) e construções com fortes características européias. A cidade com suas amplas ruas e construções gigantescas é um colírio aos olhos. Até os flanelinhas eram extremamente educados e faziam o serviço com qualidade e respeito aos turistas.


Conforme iam seguindo, o clima ficava cada vez mais seco e a paisagem mais desértica (lembra muito os Road movies americanos). Por todos os lados diversos campos secos ou plantações, que vão de soja a belíssimos campos de girassol.


Uma parada do dia em Bahia Blanca, mais uma cidade costeira com clima seco e muita, muita poeira.

______________________________________________________________________



 ... Bem, pessoal a historia é realmente incrível, documentada com muitas fotos e um bom “diário de bordo” de praticamente 30 dias com o pé na estrada. Passando por varias cidades e cenários com paisagens indescritíveis. Vale mesmo a pena acompanhar esta viajem com muitos quilômetros percorridos.









2 Responses so far.

  1. muito bom, muito bom mesmo !!!!

  2. Fabricio says:

    Ha varios postos de conbustivel de santa maria a livrameto.